O filme “Assim é a Vida” tem origem francesa e já passou por alguns festivais ao redor do mundo. A sua história gira em volta do proprietário de um negócio, Max Angéliy (Jean-Pierre Bacri) que precisa realizar uma festa de casamento do cliente Pierre (Benjamin Lavernhe). No entanto, nem tudo sai como esperado e será necessário paciência e mais esforço para concluir com sucesso esse evento.

A rotina de uma empresa de eventos é mostrada como se fosse um documentário. Nas situações em que Max passa são vários os percalços que o tiram da zona de conforto. Trabalhando junto com Max estão as assessoras Josiane (Suzanne Clément) e Adèle (Eye Haidara), juntas, elas precisam se sair bem diante do trabalho de intermediar os detalhes e peculiaridades dos clientes, mas não são apenas as duas que trabalham duro para realizar as tarefas e assim garantir o tão esperado e aguardado dinheiro no fim do mês. É com essa motivação que os trabalhadores conseguem sobreviver às condições que não são favoráveis e aos baixos pagamentos.

Assim é a Vida, retrata as dificuldades de trabalhadores que estão sob uma situação precária. As condições psicológicas desses trabalhadores muitas vezes não atendem ao mínimo. A equipe de funcionários é formada por pessoas deprimidas que não acertaram os seus objetivos. O tema trabalhista no filme é percebido com personagens que estão trabalhando ilegalmente no país e também com franceses em situação de desvantagem social.

A comédia desse filme deixa o tema principal do filme com um tom mais leve, as situações cômicas estão concordando com os momentos suavemente dramáticos.

Enquanto o cliente burguês precisa ter os seus desejos realizados todos da equipe se esforçam para colocar debaixo do tapete as falhas e os erros humanos. Pierre quer que o evento de seu casamento em um castelo do interior da França seja fabuloso.

A suntuosidade pode ser ofuscada pelo temperamento pouco profissional dos funcionários que apesar das recomendações não conseguem ter tanta facilidade para manter a ética, o que garante as situações inusitadas do enredo, carregando um humor diante de comportamentos inconvenientes e irreverentes que podem ameaçar a posição da empresa de eventos.