Para entrar em um país os requisitos são diversos, por isso é necessário verificar quais os documentos necessários para evitar transtornos nas imigrações. Os países que exigem passaporte para entrar nem sempre pedirão apenas esse documento para garantir a entrada do visitante, por isso é importante tomar cuidado e apresentar tudo o que pode ser solicitado no momento de entrar em um país.

Nem sempre os agentes imigratórios pedem tudo o que está nos requisitos, vai depender da sorte da pessoa, mas se caso eles pedirem, o turista apenas poderá entrar se apresentar os documentos solicitados. No momento de responder as perguntas da imigração é necessário ser direto e claro, é recomendável não falar muitas palavras para não acabar se enrolando com um provável nervosismo.

O Brasil tem um dos passaportes que mais facilitam a entrada no exterior, de acordo com o ranking Passaport Index, o passaporte brasileiro está ocupando a 14° posição dos países que podem entrar sem a necessidade de um visto. São 144 países que não exigem o visto para quem tem o passaporte brasileiro. Os passaportes da Argentina e do Chile permitem a transição sem visto em 143 países, juntos eles ocupam a 15° posição na lista.

O país que emite um passaporte com mais permissões que não exigem um visto é Cingapura, um pequeno território da Ásia, localizado no sudeste do continente. São 159 países que dispensam a necessidade de um visto para quem tem um passaporte de Cingapura. Na segunda posição do ranking está o passaporte dos cidadãos alemães que podem entrar em 158 países apenas com o documento.

A população total de Cingapura é de 5,6 milhões de habitantes, o país conseguiu liderar o ranking depois que o Paraguai deixou de exigir o requisito do visto para o país asiático.

No terceiro lugar do ranking estão a Suécia e a Coreia do Sul com permissão sem visto em 157 países. No último lugar do ranking está o Afeganistão que outra vez permaneceu nessa posição. Somente 22 países permitem o ingresso para os cidadãos do Afeganistão sem a necessidade de obter um visto.