Já são tidas como notícias os inúmeros filmes, séries e livros tem buscado retratar a história de mulheres reais, tanto para inspirar as próximas gerações, quanto para retratar a realidade e promover um mundo maïs igual. Esta é a proposta dos livros ‘Queen Girls’, que buscam conta a história de jovens/garotas, visando que as mesmas sirvam de modelos positivos para as crianças, reforçando, assim, a equidade de gênero e contribuindo para que a mesma se torne mais consistente e presente na criação e no ideal de herói das crianças.

Além de promover a equidade de gênero, o projeto ‘Queen Girls’ visa contribuir com novos contos de fadas, em que, desta vez, as histórias se referem a nomes femininos reais, que contribuíram de maneira positiva no mundo. Assim, o público leitor pode conhecera história de tantas princesas, rainhas e plebeias diferentes daquelas tradicionais da Disney.

O projeto surgiu quando seus componentes perceberam que a grande maioria das histórias, tanto do mundo fantástico, quanto histórias de uma maneira geral, tem personagens unidimensionais, como a figura da mãe, da dona de casa, de uma menina casta, da menina ‘perdida’ ou de uma em busca de um amor e de um príncipe em um cavalo branco, que invariavelmente, salvaria sua vida. Não há mal nenhum em ter estes sonhos, o problema é quando apenas estes sonhos são mostrados, o que, por muitas vezes, promove ideias estereotipadas, ao invés de fomentar sonhos diferentes dos tradicionais, ou incentivar a quebra de paradigmas.

Além de apresentar histórias com perspectivas diferentes, os livros ‘Queen Girls’ são importantes pois demonstram histórias verídicas, nas quais adultos e crianças podem se inspirar. A primeira história da série fala de Bessie Coleman – primeira mulher afro-americana a receber licença de piloto.

As obras que possuem temas que perpassam por representatividade, empoderamento feminino, liberdade, independência e outras inúmeras narrativas, podem ser adquiridas através do site e ao comprar um livro, outro é doado para uma criança necessitada.